Jeremias 29:11-13 "Porque Eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e Eu vos ouvirei. E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração."

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

POR QUE MUITAS VEZES VOCÊ É CAUDA E NÃO CABEÇA?




A Paz do Senhor esteja contigo!

Hoje falarei de algo que me tocou o coração para que muitos reflitam sobre esta palavra.

Muitas vezes ouvimos dizer que Deus nos fez para ser cabeça e não cauda, como está escrito em Deuteronômio 28 : 13 “O Senhor te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás por cima e não debaixo (...)”, mas devemos sempre atentar para a palavra “se”, que quase sempre aparece nas promessas que o Senhor nos faz através da Palavra “(...) se obedeceres aos mandamentos do Senhor, teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir”. Para muitos, eu poderia acabar por aqui esta reflexão, mas às vezes, como o apóstolo Paulo, estamos cegos, com escamas nos olhos que nos impede de ver a verdade. Também, poderia ficar aqui e escrever um livro sobre tudo aquilo que não cumprimos e ainda assim exigimos do Senhor, mas me atentarei em apenas um outro capítulo da Bíblia para tentar explicar porque muitas vezes acabamos sendo caudas e não cabeças, contrariando a vontade do Único e Incomparável Todo Poderoso Deus.

Vejamos o que diz em Juízes 6 : 1-5 “Fizeram os filhos de Israel o que era mau perante o Senhor; por isso, o Senhor os entregou nas mãos dos midianitas por sete anos. Prevalecendo o domínio dos midianitas sobre Israel, fizeram estes para si, por causa dos midianitas, as covas que estão nos montes, e as cavernas e as fortificações. Porque, cada vez que Israel semeava, os midianitas e os amalequitas, como também os povos do Oriente, subiam contra ele. E contra ele se acampavam, destruindo os produtos da terra até à vizinhança de Gaza, e não deixavam em Israel sustento algum,  nem ovelhas, nem bois, nem jumentos. Pois subiam com os seus gados e tendas e vinham como gafanhotos, em tanta multidão, que não se podiam contar, nem a eles nem aos seus camelos; e entravam na terra para destruir.”

Traduzindo para os dias de hoje, percebemos que muitos filhos de Deus ainda fazem  o que é mau perante o Senhor, ou seja, acabam por não cumprir com seus mandamentos, e o resultado acaba sendo a destruição que os “midianitas” fazem com estas pessoas. Há pessoas que não saem da igreja, estão em todo o culto, participam de tudo o que ocorre na igreja onde congregam, mas quando olhamos para suas vidas percebemos que são pessoas miseráveis (miséria: falta de recursos, pobreza).

Muitos, especialmente as pessoas “do mundo”, acabam por comentar: “você vê, não sai da igreja e é pobre!”, “que Deus é esse que deixa essas pessoas passarem por esta situação?”, “Deus que me livre de ir à igreja e ficar do jeito que essas pessoas são!”.

A vida desse povo de Deus acaba por ser mau testemunho para os outros, afinal quem quer estar em estado de miséria? Mas eu lhe pergunto, por que eles estão neste estado? Lembre-se da palavra “se”. Muitas vezes somos nós mesmos que acabamos por impossibilitar a chegada das benções nas nossas vidas, afinal devemos cumprir com os mandamentos deixados pelo Senhor na Sua Palavra. A Bíblia é viva, basta ter sabedoria para entender o que o Senhor tem para nos dizer através dela.

Quando lemos em Juízes 6 : 4 “E contra ele se acampavam, destruindo os produtos da terra até à vizinhança de Gaza, e não deixavam em Israel sustento algum,  nem ovelhas, nem bois, nem jumentos.”, traduzindo para os nossos dias quer dizer que, quando nos comportamos inadequadamente perante o Senhor, mesmo conhecendo a Palavra, ficamos sem sustento, acabamos por não ter roupas novas (ovelhas), não temos trabalho ou meios para trabalhar (bois) e acabamos por não ter nem o valor necessário para o nosso transporte – passagem do ônibus, combustível – (jumento), ficamos em estado de miséria pois não estamos diante do Senhor com todo o nosso coração; isto ocorre principalmente com pessoas religiosas, que olham para a religião (que é invenção do homem) e deixam de olhar para a mensagem da Cruz que o Senhor nos deu através do seu Filho Jesus Cristo.

Veja o que ocorre em Juízes 6 : 7-10 “Tendo os filhos de Israel clamado ao Senhor, por causa dos midianitas, o Senhor lhes enviou um profeta, que lhes disse: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Eu é que vos fiz subir ao Egito e vos tirei da casa da servidão; eu vos livrei das mãos dos egípcios e das mãos de todos que vos oprimiam; e os expulsei de diante de vós e vos dei a sua terra; e disse: Eu sou o Senhor, vosso Deus; não temais os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; contudo, não destes ouvido à minha voz.”

O Senhor não nos quer como caudas, mas sim como cabeças. Pessoas que com o pouco faz muito, pessoas que sejam bons exemplos/testemunhos para que o “mundo” acabe percebendo que quem se envolve com as coisas de Deus, e O obedece com todo o seu coração, são pessoas diferenciadas das demais, são pessoas que passam por todos os momentos maus que aparecem em suas vidas, mas que não se abalam, pois tem a verdadeira paz de Cristo em si, afinal são templos do Espírito Santo. É por isso que em todo o momento dos dias que se seguem temos que estar com nossos ouvidos abertos para ouvir a voz do Senhor e poder cumprir tudo aquilo que ELE nos pede, afinal se fizermos isso  estaremos por cima e não debaixo.

Oração: Senhor Pai e Todo Poderoso, Criador dos céus e da terra, Salvador, Emanuel, o Alfa e o Ômega, o Único e Incomparável venho através desta oração agradecer-Lhe por mais um dia de vida e por tudo aquilo que o Senhor tem feito comigo, agradeço pelo Senhor estar aqui e acreditar em mim, por ter misericórdia de mim. Pai Amado peço-lhe perdão por tudo aquilo que não agrada ao Senhor. E peço para que o Senhor sonde meu coração e tire tudo àquilo que não agrada os Seus olhos. Paizinho Querido, que eu tenha sempre sabedoria para entender tudo o que o Senhor tem para minha vida e que eu cumpra com tudo aquilo que o Senhor peça para eu cumprir, que eu seja sempre cabeça e nunca cauda, que eu seja sempre capacitado pelo Senhor para ser um bom testemunho para que os outros possam perceber e entender como é bom ser Seu filho, em nome de Jesus eu oro. Amém.

Texto inspirado na pregação do Pastor Regino Barros (11/01/2013) Igreja Paz e Vida - Mairiporã

Nenhum comentário:

Postar um comentário