Jeremias 29:11-13 "Porque Eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e Eu vos ouvirei. E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração."

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

AS ESCOLHAS QUE MEXEM COM O CORAÇÃO DE DEUS - PARTE 1

Queridos, começo este post com uma pergunta: "O que diferencia as pessoas aos olhos de Deus?"

Com certeza não é se a pessoa é bonita ou feia, se é branca, amarela, negra; ou se fala português, inglês; ou se é a sua saúde, ou sua conta bancária; Portanto, não são as características físicas ou socioeconômicas de cada um que nos diferencia aos olhos do Pai.

Na verdade, o que chama a atenção de Deus, o que nos diferencia dos demais, são as nossas escolhas; São as escolhas que mexem com o coração de Deus.

O diferencial que Deus colocou em nós é o poder da escolha, o livre arbítrio, ELE dá a capacidade de pensar e escolher. Mas é aí também que mora o perigo: pois, dependendo como somos educados, nós fazemos mal escolhas, escolhemos mal.

Uma escolha muito importante, a principal eu diria, é quando decidimos caminhar com Cristo. Quando declaramos que Jesus é nosso único e suficiente Salvador. Quando decidimos sair das trevas e vir pra luz, pois o nosso nome é escrito no Livro da Vida.

Mas, após essa grande escolha há outras escolhas a se fazer durante a vida; e decepcionamos a Deus porque após fazermos a grande escolha de andar com ELE, fazemos péssimas escolhas e são escolhas que nos trazem péssimas consequências.

Portanto vos digo: "Escolher não é tão difícil, o problema é suportar as nossas escolhas".

Homem e mulher de Deus pagam por suas escolhas; Mas muitas pessoas se acomodam, ou desistem muito fácil do que queriam e abrem mão do que sabem que é muito bom para elas. Isso ocorre porque esquecemos que nas escolhas também existem batalhas, que temos que lutar para ter nossas escolhas, mas somos tão emergenciais que escolhemos as coisas rapidamente e perdemos a visão das grandes possibilidades.

Deus quer que façamos as nossas escolhas sabiamente porque temos a "mente de Cristo" e é ela que nos fará a nos inclinar à escolha que Crsito espera de nós.

Esta situação de "poder de escolha" pode ser vista em várias citações bíblicas, como em Números 13 : 27-33, a qual retrata a situação dos 12 espias, onde 10 fizeram a escolha errada, mas 2 (Calebe e Josué) fizeram a escolha certa (acreditaram no plano de Deus para o povo). Com a dificuldade, muitos recuam  e tiram a fama da promessa de Deus para nós, acabamos por desprezar a promessa do Senhor para nós, neste momento ao invés de escolher lutar pela promessa, acabamos por escolher o deserto. 

Muitas vezes não conseguimos ver que lutar por algo que está seguro (algo prometido por Deus) é muito bom; temos que escolher batalhar pelos "prêmios" e não escolher retroceder e não dar prazer à Deus.

Em Números 14 : 24" Porém, o meu servo Calebe, visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguirm-me, eu o farei entrar na terra que espiou, e a sua descendência a possuirá", fica claro a opção que Deus nos dá: você pode escolher andar como Calebe e Josué ou como os outros dez espias. Os dois primeiros espiaram com os olhos da fé, já os outros dez espiaram com os olhos da carne. Deus vê o diferencial, o "espírito diferente" e aí ocorre que quem anda ou ora na carne não alcança a promessa; mas quem tem fé renova as tuas forças e dá vigor para  conquistar, ainda que o tempo passe a fé te faz permanecer na expectativa.

Faço aqui outra pergunta: "O que você está escolhendo no seu dia-a-dia?" Abrir mão, achar que algo é impossível? Temos que aprender a sustentar aquilo que espiamos e sustentar aquilo que Deus diz para nós que vai acontecer, caso contrário não seremos escolhidos do Senhor para grandes coisas. Por isso que nossas escolhas são importantes, porque estamos escolhendo entre ter fé ou ficar com as migalhas!

Em Números 32 : 12 vimos que Calebe e Josué perseveraram em seguir a Deus; perseveraram na sua escolha e perseverar é crer! Não dá para Deus trabalhar com pessoas que ficam sempre se automenosprezando, mas quer trabalhar com pessoas que olham como ELE olha. Deus quer ver até onde você sustenta o que você escolhe. Se queremos crescer em Deus temos que saber escolher coisas úteis, tais quais usar o nosso tempo para estudar a Palavra, para louvar e não  assistir novelas que invocam o mal, ficar horas na internet partilhando de fofocas e coisas torpes, temos que nos desligar dessas péssimas escolhas e fazer o que está escrito em Mateus 16 : 25 "Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa acha-lá-á". Temos que guardar os nossos olhos  e pegar o caminho da oração e do jejum e o Pai que te vê em secreto, te exaltará em público; ELE te levanta!!!

Em Deuteronômio 30 : 16-20 "Vejam bem; hoje pus na vossa frente a vida e a morte, conforme obedecerem ou desobedecerem. Hoje vos ordenei que amem o Senhor vosso Deus e que sigam os seus caminhos, guardando as suas leis, para que vivam e se tornem uma grande nação, e para que o Senhor vosso Deus vos abençoe, vocês e a terra que vão possuir. Mas se os vossos corações se desviarem e não quiserem ouvir - se forem levados a adorar outros deuses - então declaro-vos solenemente neste momento que com toda a certeza perecerão; não terão uma vida longa e boa na terra de que vão tomar posse.  Apelo para o céu e para a Terra como testemunhas contra vocês em como hoje pus diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolham a vida, para que tanto vocês como os vossos filhos possam viver! Escolham o amar o Senhor vosso Deus, o obedecer-Lhe, o depender Dele, porque Ele é a vossa vida, Ele é o prolongamento dos vossos dias. Serão capazes assim de viver com segurança na terra que o Senhor prometeu aos vossos antepassados, a Abraão, a Isaque e a Jacob", o Senhor nos dá novamente o poder da escolha: se você escolher vida, terá benção! Mas, se você escolher morte, você terá maldição. Será que é difícil esta escolha? O Senhor é muito claro ao nos dar essa opção e Ele, além de tudo nos diz para que nós façamos a nossa escolha e seguremos, que nós perseveremos naquilo que escolhemos porque o inimigo fará de tudo para nos seduzir para que nos inclinemos para outra escolha, mas temos que ter bem definido em nossos corações  que escolher Jesus é escolher vida, afinal Jesus é o Pão Vivo que desceu o céu.

Embora a escolha em seguir Jesus aparentemente não seja difícil, o Senhor ainda nos ajuda a escolher. Em Lucas 10 : 40-42 "Marta, porém, andava atarefada com muitos serviços, e, indo ter com Jesus, observou-lhe: Senhor, achas bem que minha irmã me deixe sozinha a fazer o trabalho todo? Diz-lhe que venha ajudar-me.  Marta, Marta, como tu te deixas prender por tantas coisas! Há só uma que é necessária. Maria escolheu bem. Não a quero privar disso!" vemos que tanto Marta, quanto Maria tinham escolhido Jesus, mas Marta escolheu só trabalhar para Ele, enquanto Maria escolheu também estar perto dEle pois ela acreditava. Já a incredulidade de Ló sempre o fez escolher errado; ele não só fazia a escolha errada como se recusava a acertar e ele sofreu as consequências de suas escolhas (maldição) Gênesis 13 - 19.

Hoje, temos a misericórdia do Senhor que nos tira do caos. Mesmo que escolhemos mal, quando há alguém que intercede por nós diante do Senhor, Deus dá ordem aos seus anjos para que eles façam de tudo para que nos arrependemos e nos inclinemos para a benção, para a vida.

Outra pessoa que escolheu mal foi Esaú, o primogênito, que bastou estar com fome que ele esqueceu de tudo e vendeu o seu direito de primogenitura em troca de um prato de lentilha (Gênesis 25), ele agiu de forma menosprezível, pois foi volúvel, escolheu o sentimento da carne para colocar na frente das coisas de Deus.

Quem é que está na frente de Deus na sua vida? Quem é que está inclinando você? Quem é mais importante nas tuas decisões, o Senhor ou a tua carne? O Senhor está dizendo para você hoje "o que você irá escolher? Benção ou maldição? Vida ou morte?"
Davi disse em Salmos 119 :  30 "Escolhi o caminho da verdade. Tomei a firme decisão de seguir os teus decretos." e em Salmos 119 : 173 "Estende a tua mão para socorrer-me, pois na minha vida já optei pelos teus preceitos."  

Texto baseado na pregação da Ap. Denise  Halawi - Casa Firme Mãe  - 09/12/2012
http://www.biblegateway.com
http://www.atendanarocha.com/2008/09/as-escolhas-de-l.html








Nenhum comentário:

Postar um comentário