Jeremias 29:11-13 "Porque Eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e Eu vos ouvirei. E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração."

sábado, 26 de janeiro de 2013

LIMPANDO O COARAÇÃO DA INVEJA


Queridos, a Paz do Senhor esteja presente em seu coração!

A inveja destrói famílias; a inveja nos faz querer as coisas sem ter que pagar o preço por elas. 

É por isso que devemos conhecer a verdade a respeito do nosso coração: “coração enganoso e invejoso por tendência”, veja Jeremias 17:9.

A inveja é obra da carne. Todos nós (de uma maneira ou de outra) somos atacados pela inveja: Provérbios 27:4 “Cruel é o furor, e impetuosa, a ira, mas quem pode resistir à inveja?”.

A inveja dói, dá soco no nosso coração, traz sentimentos terríveis e desencadeia muitas coisas ruins: Tiago 3 : 14-16 “Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade. Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca. Pois, onde há inveja, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins.”

Em Provérbios 14:30 vemos o que a inveja faz na vida de uma pessoa “O ânimo sereno é a vida do corpo, mas a inveja é a podridão dos ossos.”

O próprio Jesus Cristo foi entregue por causa da inveja Marcos 15:10 “Pois ele bem percebia que por inveja os principais sacerdotes lho haviam entregado”.

Mas infelizmente a inveja adentra-se em todos os lugares, até mesmo na igreja, mas na própria Palavra há o alerta: Gálatas  5:26 “Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros”.

Até em nossas casas há a inveja, lembremo-nos que a inveja começou na primeira família: Gênesis 4: 3-12, quando Caim invejou seu irmão Abel, por conta de sua oferta, o que fez “descair o seu semblante”, e todos sabem o final da história: a inveja levou a morte de Abel e a maldição de Caim.

Há três caminhos que nos faz viver a inveja:

1.           Excelência: quando você faz algo excelente e se sobressai, então é invejado. Abel foi invejado por fazer a excelência. Eclesiastes 4 : 4 “Então , vi que todo trabalho e toda destreza em obras provém da inveja do homem contra o seu próximo. Também isto é vaidade e correr atrás do vento”.

2.           Prosperidade: Ninguém tem inveja do miserável que mora debaixo da ponte. Mas quando você é próspero, a inveja se manifesta no coração invejoso. Gênesis 26 : 12-14 “Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o Senhor o abençoava. Enriqueceu-se o homem, prosperou, ficou riquíssimo; possuía ovelhas e bois e grande número de servos, de maneira que os filisteus lhe tinham inveja”. Se continuar a ler este capítulo, verá que Isaque foi expulso da onde vivia, onde tinha os poços cavados por seu pai, mas ele não desistiu e continuou a cavar os poços do seu pai, pois o Senhor o abençoou. Isaque não desistiu dos poços que Deus deu pra ele, teve posicionamento e resistência e, por isso, transformou seus inimigos a teu favor, dando-lhes um banquete!

3.           Justiça de Deus: muitas vezes a inveja joga-nos um espírito de que Deus é injusto; podemos meditar sobre isso em Mateus 20 : 1-16, com a parábola dos trabalhadores na vinha, onde o Senhor nos questiona: “Porventura, não me é lícito fazer o que quero do que é meu? Ou são maus os teus olhos porque eu sou bom?” e assim ELE afirma “os últimos serão os primeiros.”. Não devemos achar que o Senhor é injusto, muito pelo contrário, ELE sabe todas as coisas e a hora que elas devem acontecer. Lembre-se ELE é justo e galardoador. É o nosso Justo Juiz!

Vimos acima os meios que a inveja entra em nossas vidas, mas como podemos nos livrar dela?

1.           Peça perdão e perdoe: Jesus foi levado na Cruz pela inveja e o  seu sangue derramado no Calvário redimiu os nossos pecados. Mateus 6 : 12 “perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores”.

2.           Persevere no que Deus te prometeu: lembre-se de Isaque, ao perseverar (desaterrando poços) pois acreditava na promessa do Senhor, transformou a maldição em benção. Bem-aventurado é o homem que confia no Senhor!

3.           Não se exponha: você deve saber com quem você fala e o que fala ou mostra a esta pessoa; Lembre-se o que ocorreu com Ezequias: 2Reis 20: 13-19. Não devemos expor nossas casas, nossos sentimentos, nossas riquezas para qualquer um.

4.           Não pense mais da conta: Não pense que você é mais do que realmente seja; não se compare com os outros; quando te atacarem, não se defenda; você não é tudo o que pensa ser, quem te defenderá dos ataques será o Senhor! Devemos sempre permanecer humildes de espírito, ou seja, ter maturidade para receber os créditos, mas dar toda glória a Deus; esvaziar-nos de nós mesmos, para nos encher de Deus.

5.           Comece a abençoar: libere sempre palavras de prosperidade e benção sobre a vida das pessoas; esvazie-se de todo sentimento ruim para com os outros. Eclesiastes 10:20 “Nem no teu pensamento amaldiçoes o rei, nem tampouco no mais interior do teu quarto, o rico; porque aves dos céus poderiam levar a tua voz, e o que tem asas daria notícias das tuas palavras”. Provérbio 18:21 “A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto”.

6.           Não saia do teu temor para com Deus:  não sai do posicionamento temente á Deus Provérbios 16 : 17 “O caminho dos retos é desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma”.

7.           Espírito de contentamento: o contentamento é um segredo dos vencedores, pois ele gera gratidão que, por sua vez, atrai as bênçãos. Filipenses 4:11 “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação”.

8.           Ser livre para dar sem avareza: devemos nos contentar com aquilo que o Senhor tem nos permitido ter e caso o teu próximo inveja a ti por algo que você tenha, livre-se rápido disso, não seja avarento, dê a ele o que é cobiçado. Hebreus 13 : 5-6 “Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?” .

Amado, espero que este post possa lhe servir de ajuda para meditar sobre o seu coração e que toda a inveja (seja ela inveja sua de alguém ou que você seja invejado) seja lançada fora agora! Mas, mais do que isso, que você seja livre para dar, sem avareza, o amor de Deus para todas as pessoas que você possa alcançar.


Texto baseado na pregação Apóstola Denise Halawi – Casa Firme Mãe - 20/01/13


Oração: Senhor Pai, Querido e Amado Deus, Único e Incomparável, Refúgio e Fortaleza, meu Deus em quem eu confio. Venho diante de Ti agradecer-lhe por tudo que tens feito em minha vida. Meu Senhor e Deus, peço-Te agora perdão por todos os meus erros e pecados cometidos consciente e inconscientemente, perdoa-me Pai se há inveja em meu coração. Paizinho amado, em nome de Jesus, peço-Te que sonde o meu coração e que o Senhor lance fora tudo aquilo que não provém de Ti, que não fique uma raiz sequer de inveja. Peço-Te Amado Deus que eu possa ter sabedoria para plantar o Teu amor no coração das pessoas, que eu venha ser uma pessoa abençoadora, para honra e glória de Ti. Lava-me Pai, com o sangue de Jesus, que tem poder, e deixa-me invisível aos olhos do inimigo. Que haja arrependimento, haja perdão e que haja libertação de todos aqueles que lançaram algum mal  sobre a minha vida ou a vida de outra pessoa devido à inveja. Que o Espírito Santo me guie e direcione para o Teu bem querer e não a minha vontade Pai Amado. Em nome de Jesus eu oro. Amém!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário