Jeremias 29:11-13 "Porque Eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e Eu vos ouvirei. E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração."

terça-feira, 25 de setembro de 2012

JOSÉ: obediência, perseverança e fé!


A Paz do Senhor esteja convosco!

O primeiro culto do qual participei na Casa Firme Mãe foi em 29 de janeiro de 2012 e naquela noite quem pregou foi a pastora Silvia Cilento. Lembro-me que ela leu apenas um versículo, que falava de José, e toda a sua pregação foi baseada na vida desse personagem da Bíblia que nos ensina muito a obediência, a perseverança e a fé para com o nosso Deus! Até hoje tenho muitas lembranças sobre o aprendizado desse culto e, por isso, tentarei passá-lo a vocês através deste post. Amém!

JOSÉ: sinônimo de obediência, perseverança e fé!


Antes de qualquer coisa, para entender esta aprendizagem temos que saber quem  foi José.

O mais querido entre os 12 filhos de Jacó - o qual nutria um amor especial por seu filho  - José causava muito ciúmes entre seus irmãos, além disso, costumava ter sonhos interessantes e estranhos (Gênesis 37 : 1-11). Foi jogado numa cisterna e depois vendido a um comerciante egípcio por seus irmãos (Gênesis 37 : 20-36), tornou-se escravo; foi tentado sexualmente e devido à mentira da esposa de seu dono, foi colocado na prisão (Gênesis 39). Tornou-se o segundo homem mais importante de todo o Egito. Ele sempre confiou em Deus porque o Senhor era com ele.

A vida de José nos ensina muito. Neste post falarei de três ensinamentos que ele nos deu.

1. Aprenda a crer em Deus independente das circunstâncias. Por mais que as circunstâncias nos leva a crer que tudo está acabado ou perdido, temos que confiar e crer nas promessas de Deus, lembrando que Ele não é homem para mentir. O Senhor tem o melhor para nós, basta  confiar Nele, foi o que fez José, ele nunca desistiu de ter confiança no Senhor e motivos naturais ele até tinha para isso, deixou de ser o filho preferido, que tinha o melhor, para virar prisioneiro no Egito. Lembre-se: "Se DEUS me disse; isso é o suficiente!!!" e Deus tinha dito a José que as pessoas se curvariam diante dele.

2. Quem vive debaixo da promessa de Deus tem que estar preparado para as perseguições. Ao revelar seus sonhos (dados a ele por Deus) aos irmãos (Gênesis 37 : 6-8) José despertou a ira dos mesmos, o que fez com que eles desejassem a sua morte (Gênesis 37 : 19-20). Mas ele estava preparado porque sempre crendo em Deus e tendo conhecimento pessoal do Senhor permitiu que ele sobrevivesse e prosperasse onde a maioria já teria falhado. É natural que debaixo de inúmeros casos de perseguição e opressão nós acabamos por falhar, mas quando estamos debaixo das promessas de Deus não falhamos, basta estar preparado; estar preparado é crer sempre que Deus está conosco e ter uma intimidade com ELE , assim passamos por tudo sem falhar.

3. Manter o seu caráter sempre fazendo o seu melhor. O nosso padrão de vida independe das circunstâncias pelas quais estamos vivendo, não podemos mudar o nosso jeito de agir simplesmente porque as circunstâncias nos faz parecer que tudo está perdido, devemos sempre estar fazendo o nosso melhor, como José o fez. De filho predileto chegou a escravo e prisioneiro, mas foi o melhor escravo, tanto é que foi tomado como servo de Potifar e este o fez seu mordomo, confiando nele pois o mesmo fazia o seu melhor; mesmo tentado, não traiu Potifar com sua esposa (Gênesis 39 : 1-18); mesmo na prisão, José não deixou de fazer o seu melhor; isto fez com que o carcereiro o incumbisse de administrar a prisão (Gênesis 39 : 23), além disso preocupou-se com outros prisioneiros, tanto é que foi a partir da observação do semblante triste do mordomo do faraó que ele interpretou o seu sonho (Gênesis 39 : 7-15) e isso o fez ser lembrado   diante do faraó, que o chamou  para interpretar seus sonhos e acabou virando governador do Egito. Mesmo servo e prisioneiro, José nunca deixou de ser obediente e de fazer o seu melhor e é por isso que hoje é tido como um dos personagens principais do Antigo Testamento.

Por fim, a vida de José nos deixa a seguinte mensagem: "Independente das circunstâncias, nunca deixe de crer que o Senhor tem o melhor para ti, mas esteja sempre preparado para sofrer perseguições, pois você está debaixo das promessas de Deus e o inimigo - que vem para roubar, destruir e matar, tentará sempre fazer ciladas para falharmos, consagre-se sempre ao Senhor e, por fim, faça sempre o seu melhor, não vacile, pois será num simples ato seu que estará a sua salvação, o seu milagre!"

Que Deus o abençoe hoje e sempre, dando-lhe obediência, perseverança e fé! Amém. 


Texto baseado na pregação da Pra. Silvia Cilento  (29/01/12) CAFI Mãe
Textos de apoio "José na Prisão" - www.igrejaredencao.org.br 
"José - estudo de personagens bíblicos" - www.vidajovemcrista.com.br

Um comentário: