Jeremias 29:11-13 "Porque Eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e Eu vos ouvirei. E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração."

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

ESPÍRITO SANTO : nosso "parakletos"





A Paz do Senhor esteja presente em sua vida!

Ao fazer o estudo sobre a sabedoria de Deus, deparei-me com um texto que falava do Espírito Santo sendo nosso "parakletos", gostei muito do assunto e resolvi escrever um post que fala sobre isto. Espero que seu coração possa ser ministrado como foi o meu. Amém!


ESPÍRITO SANTO : nosso "parakletos"

Em João 14 : 16 "E eu roguei ao Pai e ELE vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco" Jesus nos falou que o Espírito Santo, o qual ficou em seu lugar - quando ressuscitou e ficou sentado à direita de Deus Pai. Em grego, a palavra Consolador é chamado de "parakletos" e que também tem vários outros significados, entre eles Ajudador e Advogado mas, mais do que isso, nas olimpíadas  gregas antigas, quando os atletas da maratona caíam pelo caminho havia o "parakletos" que era a pessoa que estava autorizada a socorrer o maratonista caído com a finalidade de levantar o cansado, animá-lo e tornar a pô-lo na corrida novamente.

O Espírito Santo (como uma das pessoas da Santa Trindade) é o nosso "parakletos". Podemos comparar nossas vidas com um maratonista, onde corremos e transpomos obstáculos, mas algumas vezes, nossa jornada nos deixa tão cansados que tropeçamos pelo caminho e acabamos por cair, parece que a esperança  vai embora, iremos perder nossa jornada (corrida, vida, objetivo), mas para o homem de fé (que é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se veem Hebreus 11 : 1) há o Espírito Santo, nosso "parakletos" que vem nos levantar e dizer "Vá, segue adiante!". 

E o Espírito Santo nos dá esta esperança pois, pelo amor que Deus tem por nós, o amor Dele foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo  Romanos 5 : 5.

Para entender melhor o Espírito Santo como nosso "parakletos", há de se entender que Ele foi entregue para todos os crentes como um dom. O Espírito Santo é uma provisão de segurança, uma marca de propriedade, uma certificação de autenticidade e um sinal de aprovação para todos aqueles que colocam a sua fé em Cristo.

Assim sendo, todos aqueles que têm em si a fé no Espírito Santo, nosso "parakletos", acaba por ser levantado dos tropeços que tomamos na maratona chamada vida porque é Ele que nos guiará, dará a certeza da salvação, nos ensinará, intercederá por nós, nos consolará, nos santificará, realizará a nossa regeneração, trará a nós a consciência dos nossos pecados, irá nos convencer da verdade do evangelho, dará a nós o poder de testemunhar, destruirá o poder do pecado em nossas vidas, controlará a nossa vida e distribuirá dons a nós,  para serem usados no reino. Enfim, será o Espírito Santo que sempre nos dirá “Levanta filho e segue adiante!”.

Que o Espírito Santo possa sempre estar presente em sua vida, guiando-o  para a glória. Amém!


Estudo realizado através da "Bíblia da Mulher: leitura, devocional, estudo. 2 ed. - Sociedade Bíblica do Brasil e site www.aguasvivas.ws






Nenhum comentário:

Postar um comentário