Jeremias 29:11-13 "Porque Eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e Eu vos ouvirei. E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração."

sábado, 15 de setembro de 2012

A SABEDORIA DE DEUS

Este post será escrito pela primeira vez através de um estudo baseado em minhas orações e não com base nas pregações das quais participo.
Nesta madrugada, ao orar, pedi ao Senhor algo que venho sempre pedindo sabedoria e imediatamente lembrei-me do livro de Tiago, logo procurei o capítulo que falava sobre sabedoria. Lendo-o, já foi ministrado o meu coração para fazer este estudo. Espero que seja de grande auxílio a quem necessita ter a sabedoria de Deus. A Paz do Senhor esteja contigo. Amém!

 A SABEDORIA DE DEUS


Tiago 3:13 "Quem entre vós é sábio e  inteligente?(...)" Será que todos os cristão são sábios? Mesmo aqueles que não possuem estudo algum? Ou são apenas aqueles formados, "doutores"?

Segundo o livro de Tiago 3 : 13-18 há a diferença da sabedoria de Deus e a sabedoria do homem, basta conhecer as duas e ver qual delas é o que se pratica e verificar qual de fato é a sabedoria verdadeira.

Em verdade, a sabedoria terrena é algo que não provém do Senhor, pois é egoísta e revela uma inveja amarga com relação aos menores, ela confunde e é expressa através de intenções malignas; enquanto que a sabedoria de Deus demonstra uma preocupação pelos outros através de um espírito manso, doador e misericordioso, além de ser produtiva. Tiago 3:17 "A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento."

Muitas vezes creditamos aos idosos (mais experientes) a sabedoria, mas em Jó 12: 12-13 percebemos que não é bem assim, ao falar que a sabedoria e o entendimento não está com o idoso, mas é com Deus que está a sabedoria e a força. Em Provérbios 19:20  nos é dada a palavra para que possamos ouvir o conselho e receber a instrução do Senhor, que são esses que nos fará sábios no nosso dia-a-dia. E sabe-se que a sabedoria não necessariamente é do "letrado" mas dos pequeninos como está escrito em Mateus 11:25, onde o Jesus nos mostra que a sabedoria de Deus está disponível e compreensível a todos aqueles que se interessar em conhece-la e não apenas àqueles que se consideram autossuficientes por sua formação acadêmica. 

Em 1 Coríntios 1 : 18-25, pode-se entender que a sabedoria de Deus é a mensagem da cruz que ELE nos deu, "a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens", a sabedoria de Deus é loucura aos olhos da sabedoria humana; por si mesmas as pessoas não conseguem conhecer a Deus, nós só podemos ter um verdadeiro conhecimento do Senhor por meio do Espírito Santo, porque se ELE fosse encontrado através da sabedoria humana, seria acessível somente à elite. Dessa maneira, Deus nos força a confiar e gloriar-se Nele, e não na sabedoria humana e pecadora.

Em Efésios 3 :10 o apóstolo Paulo fala na "multiforme sabedoria de Deus"  o qual ele quis dizer que a sabedoria de Deus está expressa  nas várias formas de Jesus Cristo e na mensagem que ELE passou na Cruz do Calvário, portanto a sabedoria de Deus se expressa de muitas maneiras através da vida de Cristo, que tem muitas formas. É através da igreja, que Cristo (sabedoria de Deus) é mostrado de uma maneira onde Ele é tão grande, precioso que não pode ser expresso de uma só forma, mas pela visão de seus apóstolos (especialmente os que escreveram o Seu evangelho); assim Cristo é tido como Rei, Servo, Filho do Homem e Filho de Deus, enfim, Ele é o Rei humilde, que nos ensinou a sabedoria de Deus através das suas obras durante a sua passagem na Terra (Mateus 11 : 19). 

Enfim, há dois tipos de sabedoria: a de Deus (também chamada de espiritual) e a do homem (do mundo), qual é a correta? Basta você fazer uma análise e perceber a qual melhor se encaixa para que tenha uma boa qualidade de vida na Terra. Na sabedoria do homem a mensagem da cruz é vista como loucura, na sabedoria de Deus esta mensagem mostra-nos o poder do Senhor; Quem segue a sabedoria humana não conhece a Deus, gloria-se no homem e se envaidece, critica as lideranças, confia no poder das palavras e orgulha-se das realizações pessoais, zomba das diferenças e insiste em direitos pessoais, é insensível aos outros, fere com arrogância, leva à inveja, rivalidade e divisão, enche-se de malícia, está sujeita a cair, é apanhada em sua própria astúcia, possui uma mente imatura e não permanecerá; diferentemente da pessoa que tem a sabedoria espiritual a qual demonstra o poder de Deus, gloria-se no Senhor, conhece a mente de Cristo e busca mansidão e humildade, submete-se a sua liderança espiritual e confia no poder de Deus, reconhece que Deus é a fonte de todas as coisas, respeita a diversidade, edifica os outros, busca o bem-estar do outro, busca a unidade, trilha o caminho do amor, suporta a tentação, mantém o domínio próprio e a disciplina, desenvolve a maturidade e este permanecerá.  

E então? Você já sabe qual sabedoria você deve buscar em sua vida?

Que o sangue de Jesus blinde sua mente e que Deus o abençoe, fazendo com que você possa buscar cada dia mais ter a sabedoria de Deus em seu coração. Amém!


Estudo realizado através da "Bíblia da Mulher: leitura, devocional, estudo. 2 ed. - Sociedade Bíblica do Brasil e site www.aguasvivas.ws



Nenhum comentário:

Postar um comentário