Jeremias 29:11-13 "Porque Eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e Eu vos ouvirei. E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração."

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Sabedoria Humana X Poder de Deus

A Paz do Senhor!
Será que somos sábios? A sabedoria humana suplanta o poder de Deus?


Em 1Coríntios 1: 18-25 Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.

Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;
Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.
Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.
Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens." o Senhor já nos mostra que o poder de Deus é muito superior ao homem mais sábio que há na face da Terra. Para os que creem no Senhor, não tem que entender, só devemos obedecer, porque assim Deus acaba por forçar a sua criação a confiar e gloriar-se Nele, e não na sabedoria humana e pecadora.

Nós só podemos obter um verdadeiro conhecimento de Deus por meio do Espírito Santo, como vemos em 1Coríntios 2:10 "Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus".
Portanto, experimentar o poder de Deus é apoiar-se na fé; é apoiar-se no poder de Deus e viver no Espírito. Quando há insegurança de nossa parte, podemos afirmar que estamos sem fé, estamos vivendo na sabedoria humana, estamos vivendo no natural.

Para obter o poder de Deus em nossas vidas devemos enfrentar tudo acreditando que iremos vencer na fé (isto é viver no Espírito), devemos crer que a última palavra é de Deus; quando tudo diz que não, quando parece que o "mar" não irá se abrir para nós, devemos confiar no Senhor, porque será ELE que dará a última palavra; é ELE que tem o poder de mudar as decisões/situações no último segundo.

Mas para nós que vivemos entre o espiritual e o natural é muito difícil, pois temos que viver o nosso cotidiano com o mundo secular,  para isso é que temos que fazer como ELE nos orienta em 1Coríntios 2:16 "Pois quem conheceu a mente do Senhor que o possa nos  instruir? Nós, porém temos a mente de Cristo." Para essas situações que ocorrem no nosso dia-a-dia temos que agir segundo a mente de Cristo, temos que tomar atitudes nos indagando "Como Jesus agiria?". Tenha certeza que, se para tudo colocarmos a mente de Cristo em nossas ações, conseguiremos ser espirituais, mesmo no mundo secular. 


Em Mateus 22:29 "Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.", vemos que para vivermos no espiritual devemos conhecer as escrituras e o poder de Deus para que não erremos, além disso, devemos seguir tais escrituras, especialmente os mandamentos do Senhor, e o princípio para isso é seguir o que Jesus nos deixou de ensinamento em Mateus 22:37-39 , onde o maior mandamento de todos é amar o Senhor de todo o nosso coração, alma e entendimento, além de amar o próximo, assim como amamos a nós mesmos. Assim seremos espirituais.

Aprendemos então que dentro de nós há a força espiritual e a força carnal, é a luta da carne contra o espírito. E o lado que nos governará será o lado que mais nós alimentamos. E, para vivermos com o poder de Deus devemos alimentar o espírito para que o nosso espiritual cresça.

Ser espiritual não nos deixa cansados, porque nosso espírito se renova a cada dia, como é colocado para nós em 2 Coríntios 4: 13-18, além disso devemos nos atentar às coisas que não se vê, porque as coisas que vemos desse mundo são temporais, acabarão, mas as coisas que não vemos são eternas. Olhando a nossa vida por esse ângulo saímos do natural e andamos pela fé!

E nós, verdadeiros filhos de Deus, que amamos uns aos outros em Cristo Jesus, somos testemunhas vivas do poder de Dele, como nos mostra em Romanos 8:19 "A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus." Assim, nossas atitudes são vistas pelas pessoas do mundo, por isso que devemos agir não pela sabedoria humana, mas através do poder de Deus.

Então, nós que somos governados pelo espírito, que vence a carne, teremos do Senhor aquilo que nos revela em 1 Coríntios 2:9 "mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram , nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam."

Desejo que você diminua e o Espírito Santo cresça em ti, afinal, como a própria mensagem nos diz: as coisas desse mundo passam, mas aquilo que não se vê hoje, será eterno ... que você possa receber aquilo que Deus preparou para aqueles que o amam de todo o coração.Que você possa entender que ser espiritual é fazer parte do mundo reinado por Jesus Cristo, onde não há acepção de pessoas, mas a comunhão eterna.

Texto baseado na pregação da Pra. Telma Batista (CAFI  Mooca - 11/04/12)

Que Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo abençoe seus passos. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário