Jeremias 29:11-13 "Porque Eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e Eu vos ouvirei. E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração."

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Entre o mundo real e virtual, onde fica o Reino de Deus?

Olá queridos, a Paz do Senhor esteja contigo.

Não é surpresa para ninguém que o uso das redes sociais, por meio da internet, vem crescendo a cada instante, o que vem gerando um novo hábito entre as pessoas. Expor seus pensamentos, locais frequentados, fotos, sentimentos momentâneos, entre outros, é um hábito costumeiro. Há quem diga que não consegue viver mais sem tal ferramenta tecnológica. Também, é do meu conhecimento, que há pessoas que até “jejum de Facebook” tem feito dentro de seus propósitos com Deus.

Pois bem, nos últimos meses ví algumas situações ocorrendo com algumas pessoas (cristãs) e senti de fazer um post sobre este assunto: “Entre o mundo real e virtual, onde fica o Reino de Deus?”, faço este questionamento, porque venho percebendo que ainda há pessoas que diferem o mundo virtual do real, e, creio eu, que acham que no mundo virtual as coisas de Deus não se aplicam.

Mas vamos ver o que a Palavra diz à respeito (como diz um amigo muito querido, na Bíblia há resposta para tudo o que imaginarmos, basta conhece-la).


Diz em Provérbios 31 – 26 “Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua.” Aqui, através do exemplo da mulher virtuosa, Deus nos ensina que ao abrir a nossa boca deve ser com habilidosa sabedoria, pois a lei da sabedoria está em sua boca. No mundo virtual, a nossa boca se transforma em palavras digitadas/escritas, que está visível para os olhos de quem as lê (o que se torna mais sério ainda, pois, como é falado no dito popular “palavras ditas o vento leva, as escritas não”).
Oração:
Senhor Deus e Pai, Misericordioso que Tu és, venho diante de Ti agradecer por tudo o que tem feito por nós, ainda mais dando Seu Filho Unigênito como sacrifício por nossos pecados. Paizinho Querido, perdoa-nos por não ter agido com sabedoria? Perdoa-nos se, por uma forma inadequada de nos expressar - seja no mundo real quanto no virtual - afastamos alguém de Ti? Perdoa-nos por erros e falhas cometidas inconsciente e conscientemente? Querido e Amado Deus, que é o Todo Poderoso, também venho aos Teus pés pedir-lhe para que o Senhor nos dê sabedoria, discernimento ao nos comunicar com pessoas, especialmente se estas ainda não O conhece, Pai, constranja os nossos corações, para que nosso agir e falar (digitar) seja sempre bom testemunho e que possamos sempre cumprir sua ordenança para irmos e fazermos discípulos Teus. Senhor Deus, eu Lhe agradeço e oro no nome de Jesus. Amém!  

Oração: Senhor Deus e Pai, Misericordioso que Tu és, venho diante de Ti agradecer por tudo o que tem feito por nós, ainda mais dando Seu Filho Unigênito como sacrifício por nossos pecados. Paizinho Querido, perdoa-nos por não ter agido com sabedoria? Perdoa-nos se, por uma forma inadequada de nos expressar - seja no mundo real quanto no virtual - afastamos alguém de Ti? Perdoa-nos por erros e falhas cometidas inconsciente e conscientemente? Querido e Amado Deus, que é o Todo Poderoso, também venho aos Teus pés pedir-lhe para que o Senhor nos dê sabedoria, discernimento ao nos comunicar com pessoas, especialmente se estas ainda não O conhece, Pai, constranja os nossos corações, para que nosso agir e falar (digitar) seja sempre bom testemunho e que possamos sempre cumprir sua ordenança para irmos e fazermos discípulos Teus. Senhor Deus, eu Lhe agradeço e oro no nome de Jesus. Amém!  


Não quero dizer aqui que não devemos usar a internet ou as redes sociais (obviamente, pois se você está lendo isto agora é porque eu usei a internet para chegar até você, não seria hipócrita a este ponto), mas devemos ter cautela, examinar de fato o que postamos, curtimos ou compartilhamos. Nunca devemos esquecer o que está escrito em Mateus 12 : 34 “Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala  do que está cheio o seu coração.”  (lembro novamente que, no mundo virtual, a nossa boca vira nossos dedos digitando nossos sentimentos).

Lembremo-nos o que o Senhor nos deixou em Mateus 26 : 41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação, o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” Devemos sempre vigiar (seja no mundo real ou virtual) para que não façamos nada que desagrade a Deus e que não venhamos a dar “brechas” para o inimigo entrar em nossas vidas. “Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o nosso Senhor” Mateus 24 : 42.

Sei que não devemos seguir o exemplo de nenhum ser-humano, afinal, quanto “carne’ somos falhos, mas devemos ter como único foco Jesus, mas quanto cristãos, devemos dar bom testemunho, especialmente para aqueles que ainda não conhecem verdadeiramente o nosso Abba Pai. Desafio você a meditar agora quanto as suas ações, especialmente as relatadas via internet (postagens, curtidas, compartilhamentos): elas estão dando bons testemunhos como um cristão deve dar? 3 João 12 “Quanto a Demétrio, todos lhes dão testemunho, até a própria verdade, e nós também damos testemunho; e sabes que o nosso testemunho é verdadeiro”,  com esta passagem, João usou a vida de Demétrio para exemplificar a fidelidade cristã que era digna de imitação, pois seu testemunho foi positivo.

Especialmente para alguém que ainda não está firme na Rocha, seguir como exemplo a vida de alguém que esta pessoa consiga ver com seus olhos (forma literal) é muito importante – lembremo-nos o que diz em Mateus 28 : 19-20 “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”.

Quanto cristãos, temos que seguir o que a Palavra nos diz – seja no cotidiano “real” ou “virtual”. Em todo e qualquer momento temos que lembrar da nossa condição quanto filhos de Deus Romanos 8 : 17 “Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados”, para tanto devemos vigiar muito as nossas atitudes. ¹É com profunda tristeza que vejo as pessoas esquecerem do seu grande papel como cristão em um mundo quase que perdido, acham-se no direito de fazer brincadeiras maliciosas por exemplo com o partido que uma certa pessoa apoia, sobre as vestes que o outro usa, sobre a denominação ou religião que alguém faz parte, mandam mensagens provocando com indiretas, usam até palavrões para expressar o “amor” pelo seu time de “coração” e também para denegrir o time e a pessoa que ele chama carinhosamente de irmão, só porque o outro “irmão” não torce pelo mesmo time dele, outros ainda tentam mostrar uma vida cristã e espiritual que “não vivem” nos bastidores de suas casas, tornando a “mentira existencial” em uma “verdade apenas virtual”, enfim, isso certamente não agrada a Deus.

Realmente devemos fazer um verdadeiro exame em nossas atitudes e, até mesmo em nossa consciência, ¹ “pensar honestamente, se você “aproxima” as pessoas á Cristo com o seu comentário, compartilhamento e com o que você curte ou você afasta as pessoas de Cristo com as mesmas atitudes?”

Chego ao fim deste “post” esperando que todos que o ler sejam sábios, dêem bom testemunho e façam discípulos para o Senhor e que cheguem ao entendimento de 1 Coríntios 6 : 12 “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm(...)”


1 Extraído de http://www.ultimato.com.br/comunidade-conteudo/o-cristao-e-o-facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário