Jeremias 29:11-13 "Porque Eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e Eu vos ouvirei. E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração."

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

A TENTAÇÃO DE JESUS – MATEUS 4 : 1-11 – Maneiras que o Inimigo nos tenta

A Graça e a Paz do Senhor estejam contigo.

Ao ler Mateus 4, sempre me chamava atenção o momento em que Jesus foi tentado pelo diabo e, também, como Jesus se livrou do inimigo.

Lendo mais uma vez esse capítulo, tive um entendimento que quero passar neste “post” para vocês. Que o  Espírito Santo o conduza nesta leitura fazendo com que a mesma possa ajuda-lo de alguma forma. Amém.

Lendo todo este trecho, verificamos que nas três investidas do diabo  contra Jesus, o Filho de Deus usou a única arma de ataque que há na “armadura de Deus – Efésios 6 – 10 em diante”, a Palavra de Deus, que é a “Espada do Espírito”.

Mateus 4 : 1-2 A seguir, foi levado Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.” Após ser batizado, o Espírito Santo levou Jesus ao deserto e lá por 40 dias ele jejuou, somente quando Jesus sentiu fome é que o inimigo apareceu, ou seja, no momento de maior fraqueza. Isto me leva a crer que muitas vezes estamos no deserto e nem percebemos  (deserto este em que você está que pode ser permissão de Deus para  te capacitar para uma grande obra em sua vida).

Mateus 4 : 3-4 “Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se é Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.Somente quando há a necessidade ou começamos a sentir falta de algo (quando estamos mais fracos) é que o diabo de fato aparece em nossas vidas para começar a tentar nos tirar do centro da vontade de Deus. Porém,  fisicamente podemos estar fracos, mas se estivermos na presença de Deus, a Sua Palavra nos alimentará e nos fortalecerá a cada instante;

Mateus 4 : 5-7 “Então o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-0 sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és Filho de Deus atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.”  O diabo usa a própria Palavra para nos tirar do centro da vontade de Deus; mas se estivermos firmes em Seu caminho (lembrando que Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida – João 14 : 6), sendo conhecedores de Sua Palavra, o inimigo não conseguirá confundir nossas mentes - "Também está escrito: Não tentarás  o Senhor, teu Deus".

Mateus 4 : 8-11 “Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo te darei se, prostrado, me adorares. Então Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a Ele darás culto. Com isso, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram.”  Como um gesto desesperado, o inimigo vendo a resistência de Jesus (aplicando a nós, a nossa resistência quando não cedemos nas tentativas anteriores), ele tenta seduzir a carne, especialmente oferecendo poder, riqueza e/ou liderança (algo por qual a carne grita), mas quem está na presença do Senhor sabe que não se deve prostrar-se mediante ninguém ou nada (seja um emprego melhor, a dinheiro, a posição de destaque – até mesmo dentro da própria igreja) que não seja o nosso próprio Deus, e humilhar-se diante do Pai é o único caminho para ser vitorioso nessa vida, nesse mundo.

Seguir sua vida tendo Jesus Cristo como exemplo a ser seguido (Caminho, Verdade e Vida), certamente te levará ao sucesso   - sucesso planejado por Deus desde o momento em que você foi concebido.

Concluindo, quando estamos verdadeiramente no centro da vontade de Deus, muitas coisas podem ocorrer, até mesmo ter o nosso momento de deserto; mesmo estando fracos fisicamente, se o nosso espiritual for alimentado corretamente com a Palavra do Senhor, o inimigo pode tentar, mas não conseguirá nos destruir.  Ele pode usar de várias artimanhas, primeiro nos oferecendo o que mais necessitamos naquela hora; depois usando até mesmo das coisas de Deus (mas de forma ilegítima) para nos destruir e por fim tentando nos seduzir com poder, fama, riqueza ou com aquilo que mais temos vontade de ter, o que mais a nossa carne deseja. Mas, continuo afirmando, quando somos alimentados da Palavra do Senhor e estando no centro de Sua vontade, o inimigo nunca alcançará o seu objetivo, pelo contrário, seremos fortalecidos e caminharemos mais e mais adiante e junto com o Senhor até chegarmos aonde ELE quer que cheguemos.

Oração: Paizinho querido e amado Deus, graças Te dou por ser o Único e Incomparável, por ser meu Refúgio e minha Fortaleza, o Deus em que confio. Obrigado Pai por estar conosco e nos enviar Teu Filho, Jesus Cristo, para nos livrar de todos os pecados, e o Espírito Santo para ser o nosso Consolador, por ter nos dado a Sua Palavra para nos capacitar a enfrentar toda a tentação do inimigo. Paizinho, peço-Te perdão por ter cedido a algumas investidas do inimigo por não saber ou não meditar na Tua Palavra. Também Paizinho, venho diante de Ti, prostra-me aos Teus pés e pedir-Lhe que dê a mim e a todos que estão lendo este post sabedoria, discernimento e momentos únicos para sermos conduzidos pelo Espírito Santo através das leituras que iremos fazer da Palavra do Senhor e estarmos sempre fortes espiritualmente para não cedermos às tentações do inimigo, em nome de Jesus eu oro e agradeço, sendo que toda a honra, glória e louvar sejam Teus, Paizinho, Amém e amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário