Jeremias 29:11-13 "Porque Eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e Eu vos ouvirei. E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração."

segunda-feira, 22 de abril de 2013

O Chamado da Mulher Cristã


Hoje, ao ler o primeiro livreto da coleção “Mulher Viva”, da Ap. Denise Halawi, fui tocada em meu coração qual é o verdadeiro sentido de ser uma “mulher de Deus”.

Muitas vezes a mulher cristã que vai aos cultos, ora por sua família, cuida da casa  e se submete a tudo o que seu esposo deseja acredita que está fazendo a vontade de Deus, que a faz uma “mulher de Deus”.

Mas ser “mulher de Deus” vai muito, além disso, a princípio toda mulher cristã tem que entender que a razão da sua existência não é o seu marido e filhos, mas é Deus. Deve entender que ela foi criada por Deus para ser a auxiliadora idônea de seu marido – Gênesis 2:18 “Disse mais o Senhor: não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”.

Muitas mulheres (cristãs ou não) “são tratadas como propriedades, objetos, mercadorias, progenitoras, escravas” e não foi assim que Deus quis que as mulheres fossem tratadas – em Gênesis 2:24 “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à mulher, tornando-se os dois uma só carne” deixa bem claro que  a mulher “e uma só carne” com o homem, ou seja, “(...) a vontade do Criador é que de dois fôssemos feitos um”, assim, por mais que haja a liderança do marido, sua esposa não deve ser vista como inferior a ele, mas como alguém que está pronta, em qualquer circunstância, para auxiliar em suas decisões, alguém que se utilizará de sua sensibilidade e intuição (com bom-senso) para ajuda-lo, orientá-lo.

A mulher cristã, que quer que Jesus a use, deve entender que tem um chamado e sua primeira missão é proteger e guardar o ministério de seu esposo. Creio que agora você pode estar se indagando: “mas qual ministério se o meu esposo nem é pastor?”  O primeiro ministério de um homem, antes mesmo de ele ser um pastor, é a família.

Deus, ao criar o homem e a mulher, teve planos para cada um: o da mulher é ser a auxiliadora idônea e o plano para o homem é ter o domínio, ser o cabeça, ser o líder e a autoridade no mundo espiritual de sua casa e sua família; mas o plano do homem só se completa quando o da mulher é executado corretamente. Por isso que é tão importante para nós mulheres entendermos a questão da submissão no casamento, cada um – marido e esposa – deve cumprir com os seus deveres corretamente para que a família ( o plano de Deus para as nossas vidas) ocorra adequadamente.

É por isso que nós mulheres não devemos nunca esquecer o Provérbios 14:1 “A mulher sábia edifica sua casa, mas a insensata (tola) com as próprias mãos, a derruba”. Devemos ser mulheres sábias para agirmos da forma mais adequada para cada situação que ocorra em nossas vidas e na vida dos nossos maridos; caso contrário, palavras mal colocadas, atitudes impensadas, podem fazer com que o seu casamento, a sua família venha desmoronar (e não é isso que Deus tem planejado para nós).

Em Tiago 1:5 “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida”, nos é dado através da Palavra, como conseguimos sabedoria – pedindo ao Senhor. Se você tem sido uma esposa insensata, em vez de edificar seu lar, com suas próprias mãos o tem derrubado, ore a Deus pedindo sabedoria e o Senhor lhe dará.

Há mulheres que podem estar dizendo agora “mas eu não tenho jeito, já errei, o que foi feito está feito!” Querida, não deixe o diabo enfeitiçar a sua mente como ele fez lá atrás com Eva e continua fazendo com tantas outras pessoas. Quando desejamos ser transformadas inteiramente por Deus basta lembrar que Ele nos deu a chance de nos redimir dos nossos pecados através da Sua obra na Cruz; “Jesus é o nosso resgatador fiel! Ele pode transformar e renovar nossa mente!” – Romanos 12:1   “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”.

Deus foi tão maravilhoso com nós mulheres que ELE nos deu o dom que é a capacidade de ver uma confusão e transformá-la em paz; só que, para isso, devemos estar com as nossas emoções posicionadas em Cristo, pois, caso isto não esteja ocorrendo, faremos besteiras porque, ao não ter nossas vidas na presença do Senhor, damos muito mais ênfase ao emocional, o que, na maioria das vezes,  pode envergonhar a Jesus; por isso que, mais uma vez, chamo a sua atenção para o já mencionado Provérbios 14:1.

Na maioria das vezes os lares acabam destruídos por falta de comunicação; a mulher sábia deve sempre ter o discernimento para saber onde está a “falha” em seu lar para que esta seja corrigida. Lembre-se: “a unção que é caminhar com Jesus faz com que o plano de Deus se estabeleça em sua vida”, portanto esteja sempre caminhando com ELE, com o Espírito Santo, que você terá cada vez mais intimidade e Ele te direcionará – é Ele que te leva, que te carrega e te conduz para os caminhos que ELE deseja que nós percorramos.

O que a mulher de Deus não pode fazer é deixar de ouvir o Espírito Santo  para ouvir os cochichos do diabo em seu ouvido ou conselhos dos ímpios. Ao não suportar mais uma situação, você deve buscar a Deus de todo o seu coração; o que não se deve fazer é ceder ao pecado, afinal ele nos torna pessoas perigosas – digo isso porque quando Adão e Eva foram expulsos do Éden, Deus colocou querubins com espadas guardando-o para que ninguém voltasse a tocar na árvore da vida Gênesis 3:24. O pecado nos traz o conhecimento do mal e satanás fica em nossos ouvidos, tentando-nos a caminhar mais um pouco no pecado “se já adulterei uma vez, posso adulterar novamente ...” – lembremo-nos Salmo 42 : 7 “um abismo chama outro abismo (...)”. A mulher de Deus tem que sempre discernir o certo do errado, aprender a ver o que está por trás de pessoas que se aproximam dela como se fosse um anjo de luz (atrás desse anjo pode estar um demônio); tem que aprender a perceber que há conselhos que não são de Deus e o que não é do Senhor não alicerçará a vida, podendo derrubar ela e até mesmo sua casa.

Enfim a mulher cristã tem que estar preparada para cumprir com o seu chamado que é ser a fiel auxiliadora idônea de seu esposo, nunca querer “tomar as rédeas” de seu lar, mas também não se deixar anular ficando à parte das decisões, mas estar sempre ao lado para apoiá-lo em todas as circunstâncias, fazer sempre que seu marido seja “o cabeça” e você “o corpo”, assim, em sintonia, seguindo os caminhos de Jesus, serem uma só carne para cuidar do maior ministério que é a família.

Texto inspirado no livro “Mulher Viva – nº1” Ap. Denise Halawi – Editora Halawi

Nenhum comentário:

Postar um comentário