Jeremias 29:11-13 "Porque Eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e Eu vos ouvirei. E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração."

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Relacionamento entre pais e filhos: EDIFICANDO A SUA CASA NA ROCHA

  
Mateus 7 : 24-27 Todo aquele, pois que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou sua casa na rocha; e caiu a chuva, transbordaram os  rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.
         Hoje falarei sobre o relacionamento entre pais e filhos, especialmente sobre as responsabilidades dos pais cristãos. Por isso, ao ler o texto de Mateus 7 : 24-27, eu pergunto: você está sendo como o homem prudente (que construiu sua casa sobre a rocha) ou como o homem insensato (que construiu sua casa sobre a areia)?
         Creio que todos aqueles que são cristãos irão responder “é claro que é sobre a Rocha!”, mas, infelizmente, nos dias de hoje, muitos não percebem que , ao invés de edificar a sua casa na Rocha, está sendo insensato e a constrói na areia.
         Muitos lares cristãos são derrubados na primeira tempestade em que passam suas famílias. Há quem diga que é o inimigo “atentando” sobre a sua casa, mas não; a casa rui porque a pessoa não foi prudente.
         Veja bem, uma das principais ordenanças deixadas pelo Senhor para nós é Marcos 16: 15 Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura, quando Jesus diz para irmos por todo o mundo e pregar a Sua Palavra, devemos começar a pregá-la dentro das nossas próprias casas, para os nossos filhos. E, a melhor maneira de fazer isto, não necessariamente é com nossas palavras, mas, é dando bom testemunho diante dos olhos dos nossos filhos.
         Há de se lembrar que os filhos são presentes que Deus nos dá e não devemos tratar um presente dado por Deus de qualquer maneira. Salmos 127 : 3 Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão.
         Mas, por que está sendo tão difícil criar os filhos no mundo de hoje? Salmos 127 : 1 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam; se o Senhor não guardar a cidade em vão vigia a sentinela. A resposta é simples, porque muitos não estão levando a Palavra do Senhor para dentro das suas próprias famílias, para edificar suas casas.
         Os pais podem orar, ler a Bíblia, fazer campanhas dentro de casa, mas, se não forem exemplos para seus filhos e  não seguirem a orientação dada pelo Senhor através de sua Palavra, estarão sujeitos às derrotas diárias, à queda de sua casa.
Efésios 6 : 4 E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor.
         Um mal exemplo que muitos dão e não percebem, é criar seus filhos de um modo que a Igreja seja um fardo, algo negativo; ingenuamente há pais que dão como castigo aos filhos ajoelhar-se para orar, outros falam “você desobedeceu, então vai pro culto!”, etc.
         Lembre-se: a Igreja é o templo do Senhor, como ir à casa de Deus pode ser castigo?  Orar é o momento que mais temos intimidade com Deus, como falar com o nosso Pai pode ser castigo?
         Portanto, volto afirmar, muitos lares se desfazem pela própria imprudência daqueles que o comanda, o inimigo nem precisa agir naquele lugar, por mal testemunho dos que se dizem cristãos, por si só acabam se destruindo.
         Eu sei que viver no mundo de hoje e criar filhos cristãos não é tarefa fácil e simples, mas Jesus disse-nos No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo Eu venci o mundo João 16 : 33; Portanto, se Jesus é o nosso único e suficiente Salvador, temos que olhar para Ele e buscar na Palavra as orientações para educar os nossos filhos.
         Um grande problema que se encontra nos lares, hoje em dia, é que os pais estão tão focados em seus afazeres para ganhar dinheiro, para suprir suas necessidades que acabam por não ter tempo para seus filhos, não param um tempo para conversar, para perguntar como foi o dia e, o pior, muitas vezes, quando tem esta oportunidade, não a utiliza, vão para frente da TV, assistir a novela que só dá mal exemplo tanto para os pais, quanto para os filhos; isso, quando os pais deixam de falar com seus filhos para ficarem de “papo furado” ou “futricando” na vida dos outros através da internet.
         Criar filhos, especialmente com o caráter cristão, está muito difícil hoje em dia, há muitos desafios porque o “mundo” é muito atrativo, se você não é um bom testemunho dentro da sua casa, vai ficar difícil concorrer com a TV, o Funk, a Internet, o dinheiro, a prostituição que corrompe os nossos jovens.
         Diga-me uma coisa: do que adianta você orar, ir pro culto, falar com Deus, ler a Palavra se, na primeira chance em que alguém te faz algo você pragueja, fala mal e, até mesmo, se envolve em brigas? Quantas mães cristãs,  que os maridos ainda não são convertidos, brigam na frente dos filhos e falam coisas que jamais uma cristã deveria falar? Como vocês querem que seus filhos ou maridos as acompanhem na igreja?
Deuteronômio 6:4-7 - "Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te."  
Cada criança nascida num lar cristão é um gracioso presente de Deus, um legado de amor do Senhor confiado aos nossos cuidados para ser amado, cuidado com carinho, provido e moldado apropriadamente para a Sua glória.
Se pai e mãe não cumprir com o que Deus nos orienta, terá recompensas negativas como vergonha, tristeza, ódio, amargura e sofrimento:
Provérbios 10:1  " Um filho sábio alegra a seu pai; mas um filho insensato é a tristeza de sua mãe."
Provérbios 15:20 - " O filho sábio alegra a seu pai; mas o homem insensato despreza a sua mãe."
Provérbios 17:25 - " O filho insensato é tristeza para seu pai, e amargura para quem o deu à luz."
Provérbios 29:15 - " A vara e a repreensão dão sabedoria; mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe."
Mas, quando se guarda a orientação do Senhor, temos as recompensas positivas:
Provérbios  29:17 - " Corrige a teu filho, e ele te dará descanso; sim, deleitará o teu coração (dará delícias à tua alma)." Ou "Discipline o seu filho, e ele lhe dará felicidade e paz de espírito."
Provérbios  23:24-25 - " Grandemente se regozijará o pai do justo; e quem gerar um filho sábio, nele se alegrará. Alegrem-se teu pai e tua mãe, e regozije-se aquela que te deu à luz."
        Portanto, cabe aos pais:
Conduzir seus filhos ao conhecimento da salvação de Jesus Cristo ; Construir a Palavra de Deus na vida dos filhos; Ensinar os traços básicos do caráter cristão, tais como honestidade, bondade, cortesia, consideração, amizade, generosidade, retidão, paciência e gratidão . E isto, só será possível se os pais vivenciarem com os filhos, ser o bom testemunho dentro de sua própria casa.
        É dessa maneira que se constrói a sua casa na Rocha, dando exemplos, incentivando seus filhos, explicando de forma clara e correta, fazendo com que eles passem por experiências e, se necessário, corrigindo-os.
        A maior prova de amor dos pais por seus filhos é quando eles os criam na disciplina e na instrução do Senhor, dando bons exemplos, amando-os, controlando-os, corrigindo-os e provendo aquilo que necessitam, mostrando sempre para eles o caminho da verdade através do seu próprio testemunho.
Provérbios 22: 6 - "Instrui (ensina) o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele."