Jeremias 29:11-13 "Porque Eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e Eu vos ouvirei. E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração."

quarta-feira, 27 de março de 2013

MUNDO DE LEGALIDADES - aprendendo a não gerar legalidade ao inimigo




A Paz do Senhor meus queridos !

Neste post irei falar sobre as legalidades que damos, tanto ao inferno, como ao nosso Senhor para agir em nossas vidas e também na vida daqueles que estão junto de nós.
Nesta vida tudo é montado sobre legalidades (temos que agir conforme o que está prescrito na lei), no mundo espiritual isto é mais evidente ainda.  Infelizmente, muitas vezes agimos de tal forma que damos legalidade ao inimigo para agir da maneira que ele quer sobre nós. Um exemplo claro disto é o que está exposto em Romanos 5:12 “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”, quando houve a pior legalidade que foi gerada por uma ação que passou por gerações, legalidade essa dada por Adão ao comer o fruto da árvore em que o Senhor disse que não era para comer, deste modo deu a legalidade para o inimigo agir em todos nós gerando o pecado em todos os seres humanos, pois a legalidade gerada lá no Éden foi absorvida por toda a Terra  - Gênesis 3 : 17-19 “E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que Eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterá dela o sustento durante os dias de tua vida. Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo. No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás”.

O exemplo dado acima, de como a legalidade, que é gerada por uma pessoa,  é absorvido pelo cenário onde ela está, também pode ser compreendido com o exemplo de Jonas – Jonas 1 : 4-15 – ele estava no mesmo navio de um povo que nem eram hebreus como Jonas, mas a legalidade (maldição) que ele tinha gerado foi absorvida por todo o navio, a tempestade assolava a todos, mas quando ele foi lançado ao mar, o navio foi salvo.

Geramos legalidade tanto para abençoar, quanto para amaldiçoar. Vejamos alguns exemplos de legalidades geradas que não prestam para as nossas vidas: em Josué 7 , vimos que os filhos de Israel procederam de uma forma ilegal, indo contra o que o Senhor tinha dito a eles, para que os mesmos não pegassem nada dos despojos, pois a maldição estava nos objetos, mas estes não obedeceram e receberam os prejuízos de uma legalidade gerada no meio de todo o  povo – a maldição gerada por estas legalidades é como uma corrente, onde o elo vai arrebentar no ponto mais fraco da corrente. É como se nós formássemos a “corrente de Deus”, ou seja,  cada um de nós é um elo da corrente, há uma fofoca gerada entre nós (gera a legalidade), esta atacará um ao outro fazendo que o elo mais fraco se arrebente e por conseguinte os outros vão se arrebentando também. Temos que ter consciência de que as legalidades de maldição que geramos em nossas vidas passam para os outros que estão ao nosso redor, como o que ocorreu com a legalidade gerada por Acã que contaminou tudo e a perda dos filhos de Israel foi grande.

Outra forma de gerarmos legalidades é através da legalidade de palavras, temos como exemplo o que Josué fez (sem que fosse vontade de Deus) - Josué 6 : 26 “Naquele tempo, Josué fez o povo jurar e dizer: Maldito diante do Senhor seja o homem que se levantar e reedificar esta cidade de Jericó; com a perda do seu primogênito lhe porá os fundamentos e, á custa do mais novo, as portas”. Assim, o Senhor teve que assumir o que Josué proclamou sem que Ele tivesse ordenado e, séculos depois, tal legalidade se concretizou – 1 Reis 16 : 34 “Em seus dias, Hiel, o betelita, edificou a Jericó; quando lhe lançou os fundamentos, morreu-lhe Abirão, seu primogênito; quando lhe pôs as portas, morreu Segube, seu último, segundo a palavra do Senhor, que falar por intermédio de Josué, filho de Num.”. Por isso é que temos que prestar muita atenção no que as pessoas estão falando  antes que concordemos, afinal, mesmo sendo filhos de Deus, estes podem falar algo que gere legalidades para nós e nossa posterioridade.

Outra legalidade gerada por uma ação de um homem e que recaiu sobre um povo foi a de Saul – 2 Samuel 21 : 1-6 , onde o Senhor disse à Davi que havia sangue sobre Saul e sua casa porque ele havia matado os gibeonitas, contra a vontade do Senhor e essa legalidade só foi  quebrada quando Davi deu sete homens para que fossem enforcados.

1 Timóteo 6 : 12 “Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas”. Temos que vigiar nossas atitudes e ter cuidado com a ansiedade, o problema não está em nossos sonhos, mas na ansiedade para poder realiza-lo. Devemos aprender a ser felizes no pouco, senão teremos um grave mal que arrebentará com  a  nossa vida e a vida de quem estiver ao nosso lado, por isso devemos estar contente com o que temos neste momento. 1 Timóteo 6 : 7-8 “Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que vos vestir, estejamos contentes”.

Diante te tanta legalidade que foi gerada no mundo, Jesus morreu na cruz para acabar com toda ela – 1 Pedro 3 : 18 “Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito” Assim, Jesus gerou nova legalidade: 1 Coríntios 15 : 54-58 “E quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita : Tragada foi a morte pela vitória Onde está, ó morte, a tua vitória¿ Onde está, ó morte, o teu aguilhão¿ O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Graças a Deus, que nos dá vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão” – Jesus gerou nova legalidade: a maldição (gerada por Adão) não tem mais poder. Tudo o que se faz na obra do Senhor prosperará.

Assim, devemos aprender a semear novas legalidades na terra do inimigo para prosperarmos, seguindo o exemplo de Isaque em Gênesis 26 : 12 “Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o Senhor o abençoava”, ou seja, quando geramos legalidades que abençoam, nós somos abençoados pelo nosso Senhor que é Único e Incomparável . Portanto, estejamos vigilantes com as palavras que proferimos e que os outros proferem, vigilantes se devemos concordar ou não com elas. 

Estejamos vigilantes com o que fazemos ou se estamos concordando com o que os outros fazem. Estejamos sempre vigilantes com todas as nossas ações para que só possamos gerar legalidades que venham abençoar nossas vidas, nossa posterioridade e aqueles que nos cercam!


Oração: Senhor Pai, Querido e Amado Deus, Rei dos reis, Refúgio e Fortaleza, meu Deus em quem confio, venho diante do Senhor agradecer por mais um dia que Tu se faz presente em minha vida e por tudo o que o Senhor tem gerado em  mim. Paizinho, peço a Ti perdão por meus erros, transgressões e pecados que cometi, peço perdão a Ti por todas as legalidades que gerei que amaldiçoou não somente a mim, mas as pessoas que estão ao meu redor. Senhor Deus do Universo, venho diante de Ti pedir-lhe, em nome de Jesus, que haja sabedoria para que eu possa discernir se algo que faço, falo ou concordo possa gerar uma legalidade que venha amaldiçoar ou abençoar, que eu esteja liberta de tudo que gera maldição, mas que eu seja um instrumento do Senhor para abençoar não somente minha vida, mas todos que me cercam. Em nome de Jesus, eu Te peço Senhor, que eu possa ser como Isaque ao semear em Sua terra e recolher cento por um do que eu semearei, por ser abençoada por Ti. Senhor, Tu que és meu amor sem fim, esteja sempre presente em meu coração e no coração de todos que lerem este post e faça que nós sejamos cada dia pessoas melhores e que sejamos pessoas fortalecidas  no Senhor e na força do Seu poder. Em nome de Jesus eu oro, Amém! 


Texto baseado na pregação do Apóstolo Wissan Halawi, em 24 de março de 2013 – Casa Firme Alphaville