Jeremias 29:11-13 "Porque Eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e Eu vos ouvirei. E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração."

terça-feira, 25 de setembro de 2012

JOSÉ: obediência, perseverança e fé!


A Paz do Senhor esteja convosco!

O primeiro culto do qual participei na Casa Firme Mãe foi em 29 de janeiro de 2012 e naquela noite quem pregou foi a pastora Silvia Cilento. Lembro-me que ela leu apenas um versículo, que falava de José, e toda a sua pregação foi baseada na vida desse personagem da Bíblia que nos ensina muito a obediência, a perseverança e a fé para com o nosso Deus! Até hoje tenho muitas lembranças sobre o aprendizado desse culto e, por isso, tentarei passá-lo a vocês através deste post. Amém!

JOSÉ: sinônimo de obediência, perseverança e fé!


Antes de qualquer coisa, para entender esta aprendizagem temos que saber quem  foi José.

O mais querido entre os 12 filhos de Jacó - o qual nutria um amor especial por seu filho  - José causava muito ciúmes entre seus irmãos, além disso, costumava ter sonhos interessantes e estranhos (Gênesis 37 : 1-11). Foi jogado numa cisterna e depois vendido a um comerciante egípcio por seus irmãos (Gênesis 37 : 20-36), tornou-se escravo; foi tentado sexualmente e devido à mentira da esposa de seu dono, foi colocado na prisão (Gênesis 39). Tornou-se o segundo homem mais importante de todo o Egito. Ele sempre confiou em Deus porque o Senhor era com ele.

A vida de José nos ensina muito. Neste post falarei de três ensinamentos que ele nos deu.

1. Aprenda a crer em Deus independente das circunstâncias. Por mais que as circunstâncias nos leva a crer que tudo está acabado ou perdido, temos que confiar e crer nas promessas de Deus, lembrando que Ele não é homem para mentir. O Senhor tem o melhor para nós, basta  confiar Nele, foi o que fez José, ele nunca desistiu de ter confiança no Senhor e motivos naturais ele até tinha para isso, deixou de ser o filho preferido, que tinha o melhor, para virar prisioneiro no Egito. Lembre-se: "Se DEUS me disse; isso é o suficiente!!!" e Deus tinha dito a José que as pessoas se curvariam diante dele.

2. Quem vive debaixo da promessa de Deus tem que estar preparado para as perseguições. Ao revelar seus sonhos (dados a ele por Deus) aos irmãos (Gênesis 37 : 6-8) José despertou a ira dos mesmos, o que fez com que eles desejassem a sua morte (Gênesis 37 : 19-20). Mas ele estava preparado porque sempre crendo em Deus e tendo conhecimento pessoal do Senhor permitiu que ele sobrevivesse e prosperasse onde a maioria já teria falhado. É natural que debaixo de inúmeros casos de perseguição e opressão nós acabamos por falhar, mas quando estamos debaixo das promessas de Deus não falhamos, basta estar preparado; estar preparado é crer sempre que Deus está conosco e ter uma intimidade com ELE , assim passamos por tudo sem falhar.

3. Manter o seu caráter sempre fazendo o seu melhor. O nosso padrão de vida independe das circunstâncias pelas quais estamos vivendo, não podemos mudar o nosso jeito de agir simplesmente porque as circunstâncias nos faz parecer que tudo está perdido, devemos sempre estar fazendo o nosso melhor, como José o fez. De filho predileto chegou a escravo e prisioneiro, mas foi o melhor escravo, tanto é que foi tomado como servo de Potifar e este o fez seu mordomo, confiando nele pois o mesmo fazia o seu melhor; mesmo tentado, não traiu Potifar com sua esposa (Gênesis 39 : 1-18); mesmo na prisão, José não deixou de fazer o seu melhor; isto fez com que o carcereiro o incumbisse de administrar a prisão (Gênesis 39 : 23), além disso preocupou-se com outros prisioneiros, tanto é que foi a partir da observação do semblante triste do mordomo do faraó que ele interpretou o seu sonho (Gênesis 39 : 7-15) e isso o fez ser lembrado   diante do faraó, que o chamou  para interpretar seus sonhos e acabou virando governador do Egito. Mesmo servo e prisioneiro, José nunca deixou de ser obediente e de fazer o seu melhor e é por isso que hoje é tido como um dos personagens principais do Antigo Testamento.

Por fim, a vida de José nos deixa a seguinte mensagem: "Independente das circunstâncias, nunca deixe de crer que o Senhor tem o melhor para ti, mas esteja sempre preparado para sofrer perseguições, pois você está debaixo das promessas de Deus e o inimigo - que vem para roubar, destruir e matar, tentará sempre fazer ciladas para falharmos, consagre-se sempre ao Senhor e, por fim, faça sempre o seu melhor, não vacile, pois será num simples ato seu que estará a sua salvação, o seu milagre!"

Que Deus o abençoe hoje e sempre, dando-lhe obediência, perseverança e fé! Amém. 


Texto baseado na pregação da Pra. Silvia Cilento  (29/01/12) CAFI Mãe
Textos de apoio "José na Prisão" - www.igrejaredencao.org.br 
"José - estudo de personagens bíblicos" - www.vidajovemcrista.com.br

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

ESPÍRITO SANTO : nosso "parakletos"





A Paz do Senhor esteja presente em sua vida!

Ao fazer o estudo sobre a sabedoria de Deus, deparei-me com um texto que falava do Espírito Santo sendo nosso "parakletos", gostei muito do assunto e resolvi escrever um post que fala sobre isto. Espero que seu coração possa ser ministrado como foi o meu. Amém!


ESPÍRITO SANTO : nosso "parakletos"

Em João 14 : 16 "E eu roguei ao Pai e ELE vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco" Jesus nos falou que o Espírito Santo, o qual ficou em seu lugar - quando ressuscitou e ficou sentado à direita de Deus Pai. Em grego, a palavra Consolador é chamado de "parakletos" e que também tem vários outros significados, entre eles Ajudador e Advogado mas, mais do que isso, nas olimpíadas  gregas antigas, quando os atletas da maratona caíam pelo caminho havia o "parakletos" que era a pessoa que estava autorizada a socorrer o maratonista caído com a finalidade de levantar o cansado, animá-lo e tornar a pô-lo na corrida novamente.

O Espírito Santo (como uma das pessoas da Santa Trindade) é o nosso "parakletos". Podemos comparar nossas vidas com um maratonista, onde corremos e transpomos obstáculos, mas algumas vezes, nossa jornada nos deixa tão cansados que tropeçamos pelo caminho e acabamos por cair, parece que a esperança  vai embora, iremos perder nossa jornada (corrida, vida, objetivo), mas para o homem de fé (que é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se veem Hebreus 11 : 1) há o Espírito Santo, nosso "parakletos" que vem nos levantar e dizer "Vá, segue adiante!". 

E o Espírito Santo nos dá esta esperança pois, pelo amor que Deus tem por nós, o amor Dele foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo  Romanos 5 : 5.

Para entender melhor o Espírito Santo como nosso "parakletos", há de se entender que Ele foi entregue para todos os crentes como um dom. O Espírito Santo é uma provisão de segurança, uma marca de propriedade, uma certificação de autenticidade e um sinal de aprovação para todos aqueles que colocam a sua fé em Cristo.

Assim sendo, todos aqueles que têm em si a fé no Espírito Santo, nosso "parakletos", acaba por ser levantado dos tropeços que tomamos na maratona chamada vida porque é Ele que nos guiará, dará a certeza da salvação, nos ensinará, intercederá por nós, nos consolará, nos santificará, realizará a nossa regeneração, trará a nós a consciência dos nossos pecados, irá nos convencer da verdade do evangelho, dará a nós o poder de testemunhar, destruirá o poder do pecado em nossas vidas, controlará a nossa vida e distribuirá dons a nós,  para serem usados no reino. Enfim, será o Espírito Santo que sempre nos dirá “Levanta filho e segue adiante!”.

Que o Espírito Santo possa sempre estar presente em sua vida, guiando-o  para a glória. Amém!


Estudo realizado através da "Bíblia da Mulher: leitura, devocional, estudo. 2 ed. - Sociedade Bíblica do Brasil e site www.aguasvivas.ws






sábado, 15 de setembro de 2012

A SABEDORIA DE DEUS

Este post será escrito pela primeira vez através de um estudo baseado em minhas orações e não com base nas pregações das quais participo.
Nesta madrugada, ao orar, pedi ao Senhor algo que venho sempre pedindo sabedoria e imediatamente lembrei-me do livro de Tiago, logo procurei o capítulo que falava sobre sabedoria. Lendo-o, já foi ministrado o meu coração para fazer este estudo. Espero que seja de grande auxílio a quem necessita ter a sabedoria de Deus. A Paz do Senhor esteja contigo. Amém!

 A SABEDORIA DE DEUS


Tiago 3:13 "Quem entre vós é sábio e  inteligente?(...)" Será que todos os cristão são sábios? Mesmo aqueles que não possuem estudo algum? Ou são apenas aqueles formados, "doutores"?

Segundo o livro de Tiago 3 : 13-18 há a diferença da sabedoria de Deus e a sabedoria do homem, basta conhecer as duas e ver qual delas é o que se pratica e verificar qual de fato é a sabedoria verdadeira.

Em verdade, a sabedoria terrena é algo que não provém do Senhor, pois é egoísta e revela uma inveja amarga com relação aos menores, ela confunde e é expressa através de intenções malignas; enquanto que a sabedoria de Deus demonstra uma preocupação pelos outros através de um espírito manso, doador e misericordioso, além de ser produtiva. Tiago 3:17 "A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento."

Muitas vezes creditamos aos idosos (mais experientes) a sabedoria, mas em Jó 12: 12-13 percebemos que não é bem assim, ao falar que a sabedoria e o entendimento não está com o idoso, mas é com Deus que está a sabedoria e a força. Em Provérbios 19:20  nos é dada a palavra para que possamos ouvir o conselho e receber a instrução do Senhor, que são esses que nos fará sábios no nosso dia-a-dia. E sabe-se que a sabedoria não necessariamente é do "letrado" mas dos pequeninos como está escrito em Mateus 11:25, onde o Jesus nos mostra que a sabedoria de Deus está disponível e compreensível a todos aqueles que se interessar em conhece-la e não apenas àqueles que se consideram autossuficientes por sua formação acadêmica. 

Em 1 Coríntios 1 : 18-25, pode-se entender que a sabedoria de Deus é a mensagem da cruz que ELE nos deu, "a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens", a sabedoria de Deus é loucura aos olhos da sabedoria humana; por si mesmas as pessoas não conseguem conhecer a Deus, nós só podemos ter um verdadeiro conhecimento do Senhor por meio do Espírito Santo, porque se ELE fosse encontrado através da sabedoria humana, seria acessível somente à elite. Dessa maneira, Deus nos força a confiar e gloriar-se Nele, e não na sabedoria humana e pecadora.

Em Efésios 3 :10 o apóstolo Paulo fala na "multiforme sabedoria de Deus"  o qual ele quis dizer que a sabedoria de Deus está expressa  nas várias formas de Jesus Cristo e na mensagem que ELE passou na Cruz do Calvário, portanto a sabedoria de Deus se expressa de muitas maneiras através da vida de Cristo, que tem muitas formas. É através da igreja, que Cristo (sabedoria de Deus) é mostrado de uma maneira onde Ele é tão grande, precioso que não pode ser expresso de uma só forma, mas pela visão de seus apóstolos (especialmente os que escreveram o Seu evangelho); assim Cristo é tido como Rei, Servo, Filho do Homem e Filho de Deus, enfim, Ele é o Rei humilde, que nos ensinou a sabedoria de Deus através das suas obras durante a sua passagem na Terra (Mateus 11 : 19). 

Enfim, há dois tipos de sabedoria: a de Deus (também chamada de espiritual) e a do homem (do mundo), qual é a correta? Basta você fazer uma análise e perceber a qual melhor se encaixa para que tenha uma boa qualidade de vida na Terra. Na sabedoria do homem a mensagem da cruz é vista como loucura, na sabedoria de Deus esta mensagem mostra-nos o poder do Senhor; Quem segue a sabedoria humana não conhece a Deus, gloria-se no homem e se envaidece, critica as lideranças, confia no poder das palavras e orgulha-se das realizações pessoais, zomba das diferenças e insiste em direitos pessoais, é insensível aos outros, fere com arrogância, leva à inveja, rivalidade e divisão, enche-se de malícia, está sujeita a cair, é apanhada em sua própria astúcia, possui uma mente imatura e não permanecerá; diferentemente da pessoa que tem a sabedoria espiritual a qual demonstra o poder de Deus, gloria-se no Senhor, conhece a mente de Cristo e busca mansidão e humildade, submete-se a sua liderança espiritual e confia no poder de Deus, reconhece que Deus é a fonte de todas as coisas, respeita a diversidade, edifica os outros, busca o bem-estar do outro, busca a unidade, trilha o caminho do amor, suporta a tentação, mantém o domínio próprio e a disciplina, desenvolve a maturidade e este permanecerá.  

E então? Você já sabe qual sabedoria você deve buscar em sua vida?

Que o sangue de Jesus blinde sua mente e que Deus o abençoe, fazendo com que você possa buscar cada dia mais ter a sabedoria de Deus em seu coração. Amém!


Estudo realizado através da "Bíblia da Mulher: leitura, devocional, estudo. 2 ed. - Sociedade Bíblica do Brasil e site www.aguasvivas.ws



quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A oração: como devemos orar?

Neste post vou tratar de algo que, quando me converti, tinha algumas dúvidas e, muitas vezes, quando busquei saná-las (por meio da internet) não consegui obter muitas respostas práticas.

Como já foi comentado no post "Três coisas que todo cristão deve saber", a oração é o momento em que você tem  a maior intimidade com o Senhor; eu tinha essa noção, mas não sabia se estava orando corretamente. Por isso, irei abordar aqui uma forma que você tem para saber se está orando de forma correta ou não. Então vamos lá ... e que o Espírito Santo possa lhe guiar. 

COMO DEVEMOS ORAR?

A primeira coisa, antes de iniciar sua oração, é ter em seu coração a importância da oração, é crer que nesse momento Deus realmente estará te ouvindo. Partindo deste princípio, seguimos para o próximo passo.

Jesus nos ensinou como falar com o Senhor. Em Mateus 6 : 5-15 Ele nos ensina que não precisamos estar em um lugar específico para que os outros nos veja e que também não temos que proclamar palavras bonitas e difíceis, mas que devemos falar com Ele como falamos com nossos amigos; até porque Ele já sabe de tudo, só que temos que reconhecer que o Senhor é o único que tem o poder para nos ajudar e para tanto devemos declarar isso à Ele.

Em seguida, tendo consciência do poder da oração e de ser sincero e falar com o Senhor com palavras que venham do nosso coração em um momento só seu e dEle, é que de fato se entra na oração.

Ao iniciar a oração devemos louvar o Senhor, ou seja, glorificá-Lo, engrandecê-Lo, é o momento em que reconhecemos que Ele é o único Criador e lhe entregamos toda a honra, toda a glória, todo poder e toda a majestade soberana por ser o Criador dos céus e das terras.

Logo em seguida, temos o momento de adoração, é o momento em que expressamos todos os nossos sentimentos em relação ao Senhor " Senhor Pai Todo Poderoso, o Senhor que é o Rei de Judá, o Deus dos deuses, Tu que és grande, forte e único, meu Pai que amo tanto, meu Paizinho querido, Aba Pai...", diga tudo o que lhe vier na mente para exaltá-Lo.    

Após este momento de louvor e adoração, vem o momento de ação de graças, ou seja, mostramos com nossas palavras o reconhecimento do quanto Ele é importante me nossas vidas agradecendo por tudo: "Senhor Tu que és misericordioso, venho aqui agradecer-Lhe por mais este dia, pela minha vida, pelo Senhor ser meu Refúgio e minha Fortaleza, pelo meu emprego, pela minha família, pelo Senhor estar -presente no meu dia-a-dia, pois sem o Senhor não conseguiria passar por mais esta prova ...".

Terminando essa parte, confessamos os nossos pecados e pedimos perdão ao Senhor e nos arrependendo por eles: "Senhor venho aqui pedir-lhe perdão pelos meus pecados (cite-os) e por tudo aquilo que fiz consciente e inconscientemente que não agrada os Seus olhos ...".

Por fim, é o momento em que fazemos os nossos pedidos, lembrando que devemos pedir sempre em nome do nosso intercessor Jesus Cristo, João 14:13   "E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho"; João 16:23b "Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar." E tudo o que for pedido a Ele que seja da vontade do Pai, pois só a vontade dEle é a perfeita.

Espero que eu tenha lhe ajudado com este post. Mas aqui eu ressalto que você deve falar com o Senhor com todo o seu coração e tendo certeza que Ele está te ouvindo!

Oração: "Meus Deus Todo Poderoso, o Senhor dos exércitos, meu único e suficiente Salvador, Paizinho Querido, Rei dos reis, não há deus tão grande, tão forte como o Senhor, Tu que és meu refúgio e minha fortaleza; venho aqui agradecer-Lhe por mais este dia e por ter me dado a oportunidade de estar conhecendo o Senhor através da Sua Palavra. Pai, peço-Te perdão por tudo que falei, pensei e agi que não agradou a Ti, Paizinho Querido, que eu possa aprender e não cometer mais estes erros. Meu Pai Todo Poderoso, o Senhor que pode fazer milagres, venho diante de Ti pedir que o Senhor olhe para a minha vida, e que, em nome do Senhor Jesus, blinde a minha vida, minha família, meus amigos com o sangue de Jesus que tem poder, para que fiquemos invisíveis aos olhos do maligno. Pai, que quem estiver lendo cada post deste blog possa ser abençoado, no mome de Jesus, com a Tua graça e misericórdia e que todos possam ter em suas vidas a certeza que o Senhor Deus Todo Poderoso está inclinado ouvindo todas as petições de Seus filhos. É o que te peço, no nome de Jesus Cristo. Amém!"


Bibliografia:    As oito bases do crescimento vitorioso ;  Ap. Jonas P. Madureira - EPR EDITORA




segunda-feira, 3 de setembro de 2012

OS ESCOLHIDOS DO SENHOR: "MUITOS SÃO CHAMADOS, MAS POUCOS ESCOLHIDOS!"




A Paz do Senhor esteja convosco!

Queridos, hoje resolvi escrever sobre um tema que mexeu muito comigo, “ser o escolhido do Senhor”.

 Quando lemos João 15: 2-5 percebe-se que há uma comparação entre Cristo, sendo a videira, e nós, cristãos, sendo os ramos; também diz que aqueles ramos que não produzem frutos são cortados; já, os que dão frutos, são limpos, para produzir mais frutos. Nesta passagem entendo que o Senhor quis nos dizer que há muitos de nós cristãos, que estamos presentes na igreja apenas ouvindo o que é pregado e pronto, não frutificamos (lembremos: “ide e fazei discípulos”), ficamos sentados em nossos assentos, nos alimentamos da palavra, mas acabamos por não vivê-la no dia-a-dia; estes, Deus tira da videira; mas, em contrapartida há aqueles que se alimentam da palavra, mas esta não fica só pra ele, há a disseminação da mesma,  damos fruto; para esses, Deus prepara sempre uma terra mais fértil, a qual faz que produzamos mais e mais, é as bem aventuranças que ocorrem em nossas vidas. Quando parei para meditar neste trecho, percebi que esses são os escolhidos do Senhor, afinal de contas são pessoas que se comprometem de fato com a obra dEle.

Mas ser o escolhido do Senhor é ter que acreditar nas coisas que não se veem  é tê-Lo como o nosso refúgio e fortaleza. Um exemplo disso foi  Abraão, vide Romanos 4:17 “como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí perante aquele no qual creu, o Deus que vivifica os mortos e chama á existência as coisas que não existem”.

Muitas vezes acabamos por nos indagar, mas será que eu sou o escolhido do Senhor? Basta ver o que está escrito em João 15:16 “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo o quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concede”. Portanto, todos aqueles que decidem dar frutos são os escolhidos do Pai.  E agora, você já sabe se é um chamado do Senhor ou um escolhido?

Ser o escolhido de Deus nos dá a justificação do Senhor, o diabo, por mais que  venha para destruir, roubar e matar, ele não consegue, afinal se estamos em Cristo temos o sangue dEle derrubado na cruz, veja Romanos 8: 31-39 “se Deus é por nós, quem será contra nós (...)é Deus quem nos justifica (...)”, o nosso intercessor é Jesus Cristo, por isso é que somos mais que vencedores, nada pode nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

Acredito que ser o escolhido de Deus não é algo tão simples assim, você tem que querer produzir frutos, mas uma coisa é certa, quando você decide isto o Senhor está contigo te amparando, sendo seu refúgio e sua fortaleza, crendo que nada pode abalar nossas vidas em Cristo, porque temos Ele como nossa segurança, vide Isaías 41 : 10-20 “não temas, porque Eu sou contigo (...) Eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, Eu te sustento com a minha destra fiel. (...) Eu, o Deus de Israel, não os desampararei (...)”

Ser servo do Senhor é não ter motivo para temer, pois o Senhor provê a segurança e proteção aos seus escolhidos.

Enfim, muitos são chamados para estar com o Senhor, mas são poucos os escolhidos, afinal, para isso você precisa frutificar e frutificar dá trabalho, mas a recompensa são os frutos que vem na colheita e ter certeza que somos protegidos e seguros por Nosso Senhor, o qual jamais deixará que o mal impere sobre as nossas vidas.

Senhor Deus Pai Todo Poderoso, venho aqui orar , em no nome de Jesus, pedindo-Lhe que  aquele que ler este post decida deixar de ser apenas chamado e passe a ser o escolhido do Senhor, para que tenha total proteção e segurança do Senhor e que este não seja arrancado fora da videira por não frutificar, mas que dê bonitos e fortes ramos cheios de frutos. Amém!

Deus seja louvado e glorificado!

Texto baseado na pregação do Apóstolo Wissan, em 02/09/2012 CAFI MÃE.